Alopecia areata: o que é, causas e tratamento

Alopecia areata: o que é, causas e tratamento

Alopecia areata é uma doença inflamatória que provoca a queda de cabelo ou de pelos em partes do corpo (cílios, sobrancelhas, barba) em formatos arredondados ou ovais. De modo geral, é provocada por fatores genéticos e está associada a doenças como lúpus, vitiligo, diabetes e alergias como a rinite, por exemplo. Também pode ocorrer em consequência do tratamento oncológico. A alopecia areata pode afetar pacientes de ambos os sexos e é bastante comum na faixa etária dos 20 anos de idade.

Sintomas

A alopecia areata não possui nenhum outro sintoma além da perda brusca de cabelos, com áreas arredondadas, únicas ou múltiplas, sem demais alterações. Há casos em que os pacientes podem apresentar coceira no couro cabeludo ou uma sensação forte de queimação antes da queda de cabelo acontecer efetivamente.

Tratamento

A inflamação é tratada com uso de medicamentos variados e pela estimulação do folículo capilar. Também é possível fazer alguns tratamentos tópicos, que atuam nos mecanismos de resposta imune para estimular uma resposta natural para queda de cabelo. Os cabelos, quando renascem, podem ser brancos, porém acabam adquirindo posteriormente sua coloração normal. O tratamento deve ser sempre conduzido por um médico dermatologista.

*Esse artigo tem apenas a intenção de informar, procure sempre orientação de um médico de confiança.

Atendimento

Agende sua visita
Close and go back to page