Angina: O que é, sintomas, tratamentos
Angina é o nome dado à dor no peito, causada pelo estreitamento das artérias que conduzem sangue ao coração. Essa limitação da irrigação sanguínea provoca uma deficiência no suprimento de nutrientes e de oxigênio nesse órgão. A angina não é uma doença, e embora os sintomas se confundem com um infarto, não chega a ser um infarto, porque não há morte de tecido cardíaco.
Sintomas
O sintoma da angina é tipicamente uma dor na região central ou à esquerda do tórax, que pode irradiar para as costas, mandíbula ou para o braço esquerdo. Em alguns casos ela pode se manifestar por cansaço fácil, arritmias e desmaios, além de falta de ar. Mas a angina também pode causar:
Peso, queimação, pressão ou aperto no peito;
Falta de ar ou sufocação;
Formigamento ou dor nos ombros, braços e/ou pulsos;
Dor na mandíbula, pescoço, garganta, dentes, gengivas e/ou lóbulos das orelhas.
Tratamento
O tratamento da angina é voltado para aliviar a dor, impedir futuros episódios e desacelerar a progressão de insuficiência coronária. Em geral, a angina é tratada com medicação específica. Existem situações, entretanto, que exigem procedimentos cirúrgicos como a implantação de pontes em artérias coronárias ou angioplastia, isto é, a introdução de um balão inflado nas artérias coronárias estreitadas por um ateroma a fim de expandi-las e desbloqueá-las.
*Esse artigo tem apenas a intenção de informar, procure sempre orientação de um médico de confiança.