Angioedema: O que é, sintomas e tratamento

Angioedema é uma situação caracterizada pelo inchaço mais profundo da pele por extravasamento de líquido dos vasos sanguíneos, afetando principalmente os lábios, mãos, pés, olhos ou região genital. Alguns quadros ocorrem por causa de alergia (angioedema alérgico), outros relacionados ao uso de medicamentos (angioedema por remédios) e outros ainda são devidos a uma doença hereditária (angioedema hereditário). As causas podem ser consideradas indefinidas em determinadas situações.

Sintomas

O principal sintoma do angioedema é o próprio inchaço repentino sob a pele, não ocorre vermelhidão onde há o inchaço, mas pode existir sensação de formigamento e/ ou de urticária. Em alguns casos, suor excessivo, sensação de desmaio e aumento dos batimentos cardíacos são observados, sendo indicativos de choque anafilático e que deve ser tratado imediatamente para evitar complicações.

Tratamentos

O tratamento varia de acordo com o tipo de angioedema. Alguns quadros melhoram com antialérgico, outros precisam de medicações especiais. É fundamental consultar um médico para avaliar a causa do angioedema e fazer o tratamento correto, principalmente porque pode ser, em casos extremos, fatais.

*Esse artigo tem apenas a intenção de informar, procure sempre orientação de um médico de confiança.

Atendimento

Agende sua visita
Close and go back to page