Apneia do sono: o que é, sintomas e tratamento

A apneia do sono é um distúrbio que causa a parada momentânea da respiração ou uma respiração muito superficial durante o sono. A apneia do sono acontece devido à obstrução das vias respiratórias em função da desregulação dos músculos da faringe. A repetição dos episódios de apneia tem como consequência a menor oxigenação do sangue, o que pode redundar em danos ao organismo. Obesidade, a idade avançada, tabagismo e histórico familiar costumam ser os fatores de risco mais importantes.

Sintomas

Acordar com sensação de sufocamento, ofegante, com dor no peito ou desconforto são sintomas comuns da apneia do sono. A sonolência diurna é um sintoma comum também, sendo frequentemente um dos motivos pelo qual o paciente costuma procurar ajuda médica. A repetição dos episódios de apneia tem como consequência a menor oxigenação do sangue, o que pode redundar em danos ao organismo.

Tratamento

O tratamento tem como objetivo manter as vias respiratórias abertas para que a respiração não seja interrompida durante o sono. Medidas comportamentais são sempre indicadas para tentar reduzir os fatores agravantes. Nas formas mais graves, aparelhos respiratórios e até cirurgia pode ser necessária.

*Esse artigo tem apenas a intenção de informar, procure sempre orientação de um médico de confiança.

Atendimento

Agende sua visita
Close and go back to page