Arritmia cardíaca: conheça mais sobre a doença e saiba como tratá-la
A arritmia cardíaca é uma condição caracterizada pela falta de ritmo dos batimentos do coração. Ela pode ser sintoma de algum problema (físico ou psicológico) para o organismo ou fruto de um desequilíbrio do próprio coração. O ritmo normal de batimentos oscila entre 50 e 90 vezes por minuto. Quando a frequência fica abaixo (bradicardia) ou acima (taquicardia) destes índices, o paciente é diagnosticado com arritmia cardíaca.
Sintomas
Muitas vezes, as arritmias cardíacas não provocam sintomas e, por isso, são perigosas. No entanto, em muitos casos os pacientes reclamam das palpitações, tontura, falta de ar e sensação de desmaio.
Tratamento
As opções de tratamento das arritmias cardíacas dependerão da condição do coração do paciente. Além de medicamentos, sugere-se um tratamento com marca-passos especiais. Há também tratamentos minimamente invasivos como a ablação por radiofrequência, que proporcionam bons resultados, como a recuperação mais rápida do paciente e maior segurança no procedimento, além de menos riscos cirúrgicos, uma vez que não é necessário realizar uma cirurgia aberta.
*Esse artigo tem apenas a intenção de informar, procure sempre orientação de um médico de confiança.