Artrose: o que é, sintomas, causas e tratamento

A artrose é uma condição degenerativa que causa desgaste das cartilagens (tecidos que protegem as articulações). Esse desgaste ocorre conforme o ser humano vai envelhecendo e tende a aumentar o atrito entre os ossos, o que acaba provocando desde desconfortos até impossibilidade de realizar alguns movimentos. Nem todas as articulações são afetadas pela artrose, geralmente, ela atinge a coluna, os joelhos, os quadris e as mãos.

Sintomas

Logo que a artrose se instala, ela não apresenta sinais, após algum tempo instalada surge o primeiro e principal sintoma, a dor. Quando aparece, costuma ser primeiramente relacionada com a movimentação da articulação afetada e melhora com o repouso. Depois, o paciente costuma relatar rigidez das juntas após um longo período de inatividade, como dormir, por exemplo. Outros sintomas comuns, incluem:

● Calor;
● Vermelhidão local;
● Inchaço;
● Rangidos na articulação.

Tratamento

A artrose não tem cura. O tratamento visa principalmente, o alívio da dor e a melhora da qualidade de vida do portador, com a manutenção ou com a recuperação de sua capacidade para realizar suas atividades habituais. Esse tratamento deve ser individual e recomendado por um médico e um fisioterapeuta em conjunto. O diagnóstico e o tratamento precoces são fundamentais para retardar a progressão da doença e garantir melhor qualidade de vida, além de contribuir para evitar ou adiar a colocação de próteses.

*Esse artigo tem apenas a intenção de informar, procure sempre orientação de um médico de confiança.

Atendimento

Agende sua visita
Close and go back to page