Asma: Conheça as causas e os sintomas

A asma é uma doença pulmonar inflamatória crônica (de longa duração), caracterizada pelo fechamento reversível dos brônquios (tubos que ligam a garganta aos pulmões, por onde passa o ar). Como consequência, o paciente apresenta chiado, falta de ar, tosse seca e aperto no peito. A asma acomete pessoas de qualquer idade; a maioria dos casos, todavia, é diagnosticada na infância e é comum manifestar-se em pessoas de uma mesma família.

Causas

A causa exata da asma ainda não é conhecida, mas acredita-se que é causada por um conjunto de fatores: genéticos (histórico familiar de alergias respiratórias – asma ou rinite) e ambientais (exposição a agentes alérgenos, poluentes no ar, mofo, dentre outros).

Sintomas

Os ataques de asma sofrem variações em relação a tempo de duração, podendo ser poucos minutos ou podem se entender por dias (gripes e resfriados costumam agravá-los). Em alguns casos podem se tornar perigosos se o fluxo de ar estiver muito restrito.
Os sintomas mais frequentes são:

● Falta de ar;
● Tosse seca;
● Chiado;
● Opressão no peito.

A maioria das pessoas com asma ficam longos períodos sem sintomas, intercalados com as crises, quando expostos a algum agente. Há, no entanto, casos em que o indivíduo tem a deficiência respiratória quase que cronicamente.

Tratamento

A asma é uma doença variável, ou seja, varia de asmático para outro e varia também ao longo do tempo em um mesmo indivíduo. Por isso, o tratamento da asma deve ser individualizado. Geralmente pode ser controlada com inaladores de resgate, que tratam os sintomas e inaladores de controle que os previnem. A asma não tem cura, mas com o tratamento adequado os sintomas podem melhorar e até mesmo desaparecer ao longo do tempo.

*Esse artigo tem apenas a intenção de informar, procure sempre orientação de um médico de confiança.

Atendimento

Agende sua visita
Close and go back to page