Bronquite: sintomas, causas e tratamento

A bronquite é uma inflamação das vias respiratórias, mais especificamente dos brônquios, que são os canais responsáveis por conduzir o ar que entra pelo nariz até o pulmão. Há dois tipos de bronquite: a aguda, que provoca crises mais curtas e duram em média uma ou duas semanas e pode ser considerada uma disfunção comum, já que muitas vezes se desenvolve a partir de um resfriado ou por outra infecção respiratória; a bronquite crônica, com duração de meses ou anos e geralmente é desencadeada pelo tabagismo ou pelo contato frequente com a poluição do ar, poeira e gases tóxicos. Quando não tratada, a bronquite crônica deixa o paciente mais vulnerável a outras infecções respiratórias como a pneumonia.

Sintomas

Tosse é o principal sintoma da bronquite, tanto na forma crônica quanto na aguda. Na bronquite aguda, ela pode ser seca ou produtiva. Já, na bronquite considerada crônica, é sempre produtiva e a expectoração clara no início pode tornar-se amarelada e espessa com a evolução da doença. Outros sintomas incluem:
● Fadiga;
● Falta de ar;
● Febre;
● Dor no peito.

Tratamento

A maioria dos casos de bronquite aguda melhora sem tratamento, geralmente em semanas. Em algumas circunstâncias, o tratamento da bronquite pode ser feito por meio do uso de medicamentos como antibióticos e broncodilatadores. Pode ser recomendado ao paciente a realização de inalação com soro fisiológico e a constante hidratação das narinas. Boa hidratação, uso de descongestionantes e evitar a exposição aos fatores de risco são recursos úteis que podem acompanhar o tratamento.

*Esse artigo tem apenas a intenção de informar, procure sempre orientação de um médico de confiança.

Atendimento

Agende sua visita
Close and go back to page