Bursite: Causas, sintomas e tratamento

A bursite é uma inflamação de uma bursa causada pelo seu uso repetitivo, trauma, infecção ou uma doença inflamatória sistêmica. A bursa é uma pequena bolsa cheia de líquido, que funciona como uma superfície de deslizamento para reduzir o atrito entre as partes do corpo. A mais comum é a bursite no ombro geralmente associada a movimentos repetitivos do dia-a-dia de alguns profissionais.

Sintomas

A bursite geralmente causa dor e tende a limitar o movimento, porém, os sintomas específicos dependem da localização da bursa inflamada. Por exemplo, quando uma bursa no ombro fica inflamada, afastar o braço da lateral do corpo (como para vestir uma roupa) é doloroso e difícil. Já a bursite do cotovelo pode causar inchaço, mas pouco ou nenhum desconforto.

Tratamento

Para o tratamento da bursite, normalmente são indicadas aos pacientes compressas de gelo no local, pois elas diminuem o inchaço. Alguns médicos indicam analgésicos, anti-inflamatórios e até acupuntura para aliviar a dor. É importante também que o paciente fique em repouso, evitando movimentos que possam atingir a área afetada. A fisioterapia também é indicada. Casos mais graves podem exigir intervenção cirúrgica.

*Esse artigo tem apenas a intenção de informar, procure sempre orientação de um médico de confiança.

Atendimento

Agende sua visita
Close and go back to page