Catarata: O que é, causas, sintomas e tratamento

A catarata é uma doença ocular extremamente comum, que é provocada pela opacificação parcial ou total do cristalino, a lente natural dos nossos olhos. A principal causa dessa doença é o envelhecimento do cristalino e, por isso, é muito frequente na população idosa, porém também pode ser causada por outros fatores como diabetes, uso indiscriminado de colírios ou medicamentos com corticoides, batidas, infecção ocular ou tabagismo. Geralmente pessoas que possuem catarata em um olho têm probabilidade de ter mais tarde no outro olho. Algumas vezes a catarata pode se desenvolver em ambos os olhos ao mesmo tempo.

Sintomas

A catarata é um processo lento, gradual e indolor. Nas fases iniciais ela pode passar despercebida. Quando há sintomas, a principal característica é a diminuição da visão e dificuldade para enxergar em locais com pouca iluminação, porém outros sintomas que podem surgir são:

● Enxergar pessoas distorcidas e com contornos borrados e disformes;
● Enxergar objetos e pessoas duplicados;
● Alteração na percepção de cores;
● Sensação de enxergar a luz brilhando com mais intensidade e com formação de auréolas;
● Dificuldade para dirigir e ler sinalização;
● Mudanças frequentes no grau dos óculos.

Tratamento

O único tratamento efetivo para curar a catarata é a cirurgia. Até que a visão esteja significativamente comprometida pela catarata, óculos e lentes de contato podem melhorar a visão da pessoa. Na cirurgia, o cristalino é retirado e é inserida uma lente artificial no lugar. A cirurgia de catarata é um procedimento que pode levar de 20 minutos a 2 horas, e tem tempo médio de uma semana para a recuperação.

*Esse artigo tem apenas a intenção de informar, procure sempre orientação de um médico de confiança.

Atendimento

Agende sua visita
Close and go back to page