Caxumba: causas, sintomas e tratamento

Caxumba ou papeira é uma infecção viral aguda e contagiosa causada por um vírus da família dos Paramyxovirus. O contágio se dá por meio do contato com gotículas de salivas de pessoas infectadas expelidas ao tossir, falar ou espirrar. Embora seja mais comum em crianças e adolescentes, a caxumba pode também afetar adultos. Normalmente a caxumba tem evolução benigna, mas em alguns raros casos pode apresentar complicações resultando em internações e até mesmo em morte.

Sintomas

Os sintomas de caxumba podem demorar entre 14 e 25 dias para surgirem após o contato com o vírus. O seu principal e mais comum sintoma é o aumento das glândulas salivares, acompanhado de febre. Outros sintomas comuns, incluem:

- Perda de apetite;
- Mal-estar;
- Dor na cabeça e no rosto;
- Sensação de boca seca;
- Dor ao engolir;
- Dor ao abrir a boca.

Tratamento

Não existe um remédio específico para caxumba. A doença é autolimitada, ou seja, ela tem um período limitado e determinado de duração e o tratamento é sintomático com analgésicos e/ou antitérmicos. A pessoa contaminada deve permanecer em repouso enquanto durar a infecção. A melhor forma de evitar a caxumba é a partir da vacinação, cuja primeira dose é indicada aos 12 meses de vida e a segunda dose entre os 15 e 24 meses.

Atendimento

Agende sua visita
Close and go back to page