Celulite infecciosa: o que é, sintomas e tratamento
A celulite infecciosa, também conhecida como celulite bacteriana, acontece quando bactérias conseguem entrar na pele, infectando suas camadas mais profundas. Ao contrário da popular celulite, a celulite infecciosa pode causar graves complicações como septicemia, que é a infecção geral do organismo, ou até mesmo morte, caso não seja devidamente tratada. A infecção acomete tanto os homens, quanto as mulheres em qualquer idade, inclusive as crianças.
Sintomas
Os principais sintomas de celulite infecciosa são: dor, vermelhidão e inchaço, (tanto na área afetada, quanto em suas proximidades), febre acima de 38 °C e pequenos caroços próximos à infecção. Em casos graves, o paciente pode apresentar tremores, arrepios, fadiga, transpiração excessiva e dores musculares.
Tratamento
O tratamento para celulite infecciosa deve ser feito sob orientação do dermatologista ou clínico geral, sendo recomendado principalmente o uso de antibióticos, uma vez que é causada por bactérias que penetram no corpo por meio de uma ferida ou corte na pele. O tratamento deve ser feito o mais rápido possível para evitar desconforto e diminuir o risco de complicações para o paciente. Além disso, é importante hidratar a pele para evitar rachaduras e tratar das feridas adequadamente, evitando a entrada de outros microrganismos.
*Esse artigo tem apenas a intenção de informar, procure sempre orientação de um médico de confiança.