Check-up infantil: quais são os exames e qual a sua importância?

As férias escolares estão chegando e essa é uma ótima oportunidade para verificar como anda a saúde das crianças. É importante realizar exames regulares nos pequenos a partir do primeiro ano de vida, para prevenir doenças e identificar possíveis transtornos antes mesmo deles se manifestarem. A partir daí, o ideal é garantir a ida ao pediatra a cada 1 ou 2 anos. As consultas frequentes e a realização de exames de rotina ajudam os médicos a compreenderem como anda a saúde geral dos pequeninos. Isso garante a verificação de que tudo está dentro da normalidade e também o diagnóstico precoce de problemas, cujas chances de tratamento podem ser maiores.

Quais exames as crianças devem realizar?

A solicitação de exames mais detalhados pode ser feita a partir dos 5 anos (e repetidos a cada 3), desde que o pediatra não identifique alterações nos exames clínicos de rotina que antecipa o check-up. Entram para a lista os exames de urina -- que investiga infecções, perda de proteína, presença de açúcar e alteração assintomática que tenha relação com problema renal --, hemograma -- para rastrear indícios de anemia, níveis de plaquetas, células de defesa --, colesterol e triglicérides.

É muito importante que os pais percebam a necessidade de realizar esse check-up em seus filhos, principalmente nos primeiros anos de vida. Lembre-se que a consulta ao pediatra só é anual após os 5 anos, portanto, antes disso, é indispensável fazer esses testes sempre que for preciso. Isso determinará a qualidade de vida de seu filho na fase adulta.

*Esse artigo tem apenas a intenção de informar, procure sempre orientação de um médico de confiança

Atendimento

Agende sua visita
Close and go back to page