Como lidar com a tristeza de fim de ano?

Sentir-se triste nesse período é mais comum do que você imagina. Embora não haja dados oficiais ou pesquisas que comprovem, muitos de nós sentimos ou conhecemos alguém que sente uma inexplicável melancolia nesse período do ano. Embora seja comum esse sentimento de melancolia com o final de mais um ano, ele de forma alguma deve ser menosprezada e deve procurar ajuda psicóloga evitando assim o agravamento do quadro.

O que faz alguém ficar triste no fim de ano?

Geralmente, as pessoas ficam tristes nessa época do ano pelas mais variadas razões, dentre as mais comuns podemos destacar: ansiedade; pressão social, lembranças/e ou traumas; medos e finitude.

Como podemos diminuir essas sensações?

É muito importante ressaltar que cada caso possui suas particularidades e que de forma alguma se deve menosprezar e/ou desrespeitar essas sensações, porém algumas ações e formas de pensar podem diminuir a angústia, sendo mais fácil de suportá-la e lidar com ela. Hábitos como a pratica de exercícios físicos, meditação e yoga podem ajudar. Tentar se manter positivo e otimista também pode ser de grande ajuda.
Esses hábitos embora uteis e saudáveis não substituem o auxílio de um profissional especializado.

*Esse artigo tem apenas a intenção de informar, procure sempre orientação de um médico de confiança.

Atendimento

Agende sua visita
Close and go back to page