Conheça mais sobre acupuntura

A Acupuntura é uma modalidade terapêutica que faz parte da medicina tradicional chinesa. Sua história se remete a mais de 2 milênios e tem sido ao longo dos anos uma modalidade terapêutica muito eficaz no tratamento das dores. Ela também pode ser recomendada como tratamento auxiliar de diversas outras doenças. No Brasil, desde 1995 a acupuntura é reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina como especialidade médica e já faz parte da lista de Práticas Integrativas Complementares, do Ministério da Saúde.

Como é feito o procedimento

Os procedimentos da acupuntura envolvem a estimulação de pontos no corpo. Ela se utiliza por meio da inserção de finas agulhas em certos pontos, buscando estimular o sistema nervoso a liberar substâncias químicas nos músculos, na medula espinhal e no cérebro, visando assim a promoção, manutenção e recuperação da saúde, bem como a prevenção de agravos e doenças.

Indicação e benefícios

Diversas patologias e distúrbios podem ser tratados através da acupuntura. Dentre as condições para as quais a técnica é mais conhecida e tem se mostrado eficaz, temos as dores crônicas (como lombalgia, cervicalgia, dores articulares por artrose, entre outros), além dos transtornos como ansiedade, depressão e insônia. Sessões de acupuntura são recomendadas também para controlar a náusea e o vômito causados pelo tratamento quimioterápico do câncer de mama e de outras neoplasias. A acupuntura por si só não deve ser indicada como tratamento principal a essas e demais patologias, mas sim como um tratamento complementar.

*Esse artigo tem apenas a intenção de informar, procure sempre orientação de um médico de confiança.

Atendimento

Agende sua visita
Close and go back to page