Cuidando da alimentação no verão
Sem duvida o consumo de frutas é essencial para manutenção e promoção da saúde em qualquer época do ano. Porem no verão as frutas ganham grande destaque. Afinal, a grande procura é por alimentos leves e que ajudem a diminuir da sensação de calor sentida. Sendo assim, as frutas são grandes aliadas neste período, fornecem água e eletrólitos que são perdidos no suor e na urina, favorecendo também para diminuição dos sintomas de desidratação tão comuns no verão.
Outro ponto a ser considerado é o fato das frutas serem de fácil digestão evitando desconfortos com distensão abdominal, enjoo e mal-estar apos as refeições. As frutas com maior percentual de água em sua composição auxiliam na hidratação e causam grande bem-estar aliviando a sensação de calor. Melancia, abacaxi, laranja, melão e tangerina lideram o ranking das frutas ricas em água e de fato muito refrescante. Importante lembrar que as frutas podem ser consumidas em forma de suco ou in natura.
Promover a saúde esta diretamente ligado a qualidade e a segurança dos alimentos consumidos, todos os efeitos benéficos das frutas só serão de fato aproveitados se atentarmos a forma de consumo e a higienização. Aproveite o verão, as frutas da safra e todos os nutrientes oferecidos com consciência e bem-estar.
Dicas para enfrentar o verão:
Hidrate-se. A água é a principal forma de hidratação. Sucos, chás gelados, frutas não a substituem. Atente-se a qualidade das frutas compradas e a sua higienização. Cuidado com alimentos comprados na rua fora de refrigeração e fora das condições básica de higiene. Priorize o consumo das frutas in natura e que estão na safra. Oferecem mais nutrientes, sabor e qualidade nutricional. Aproveite as fibras das frutas, saciedade e mais nutrientes pra você!
Forma de higienização
Imersão da fruta em solução clorada diluída respeitando o tempo e diluição sugerida pelo fabricante, logo após, lavagem em água corrente garantido a eficácia da higienização. Importante dizer que a solução clorada deve ser especifica para higienização de alimentos e registrada junto ao Ministério da Saúde. Lembrando que frutas mais sensíveis como pêssego, morango, ameixa e kiwi necessitam de menor quantidade de solução clorada preservando a fruta sem deterioração da casca na lavagem.
Por Camila Marin – Nutricionista CRN3 47625