Dislexia: o que é, causas, sintomas e tratamento

A dislexia é um distúrbio genético que dificulta o aprendizado e a realização da leitura e da escrita. Normalmente, a dislexia é diagnosticada na infância durante o período de alfabetização, porém, também pode ser diagnosticada em adultos, especialmente quando a criança não frequentou a escola. A causa do distúrbio é uma alteração cromossômica hereditária, o que explica a ocorrência em pessoas da mesma família. Pesquisas recentes mostram que a dislexia pode estar relacionada com a produção excessiva de testosterona pela mãe durante a gestação da criança.

Sintomas

Os sintomas de dislexia variam de acordo com os diferentes graus de gravidade do distúrbio. Entre os mais comuns, encontram-se a fala tardia, dificuldade em copiar de livros e da lousa, troca de letras frequentes, principalmente quando elas possuem sons parecidos, como “f” e “v”, “b” e “p”, “d” e “t”, leitura lenta, confusão para diferenciar esquerda e direita, dentre outros.

Tratamento

Embora a dislexia não tenha cura, é possível levar uma vida normal se houver suporte especializado precocemente. O tratamento é baseado no objetivo de estimular a leitura, a escrita e a visão, diminuindo o impacto da dislexia nas atividades do dia a dia. A terapia também é importante para dirimir possíveis crises de autoestima.

*Esse artigo tem apenas a intenção de informar, procure sempre orientação de um médico de confiança.

Atendimento

Agende sua visita
Close and go back to page