Distúrbios do sono: o que são, sintomas e tratamentos

O sono é fundamental para as funções biológicas e para desfrutar de uma melhor qualidade de vida. Enquanto dormimos, o corpo se recupera fazendo que haja a sensação de descanso pela manhã. Além disso, também são atribuídas ao sono funções como: manutenção do equilíbrio geral do organismo, consolidação da memória e regulação da temperatura corporal. O distúrbio do sono acontece quando há mudanças nos padrões e na nossa capacidade de dormir adequadamente. Existem dezenas de distúrbios do sono que podem surgir em qualquer idade, porém, são mais frequentes em crianças e idosos.

Distúrbios mais comuns

Dentre os vários distúrbios do sono já registrados, os mais comuns são: insônia, bruxismo, sonambulismo, síndrome das pernas inquietas, narcolepsia, terror noturno e apneia obstrutiva do sono. Distúrbios do sono não devem ser ignorados, pois, quando persistem, podem afetar a saúde do corpo e da mente.

Sintomas

As primeiras manifestações dos distúrbios do sono são: sonolência diurna exagerada, diminuição da força física, alterações do humor, da memória e das capacidades mentais, como aprendizado, raciocínio e pensamento. As causas geralmente são multifatoriais: fatores genéticos, biológicos e ambientais.

Como melhorar a qualidade do sono?

Algumas simples mudanças de hábito podem ajudar a ter uma melhor qualidade de sono. Praticar atividades físicas, fazer a última refeição do dia no máximo 2 horas antes de dormir (optar por comidas leves e evite bebidas estimulantes) são de grande ajuda para melhorar a noite de sono. Na cama, evite o uso computador e de aparelho celular. Deixe o ambiente preparado com baixa iluminação e sem barulhos. Procure manter esses hábitos todos os dias e na mesma hora para ajuda o corpo a se adaptar melhor.

*Esse artigo tem apenas a intenção de informar, procure sempre orientação de um médico de confiança.

Atendimento

Agende sua visita
Close and go back to page