Diverticulite: causas, sintomas e tratamentos

Diverticulite é uma inflamação na parede interna do intestino. A doença se instala quando os divertículos ficam inflamados ou infectados. Divertículos, quase sempre inofensivos, são pequenas saculações (pequenos sacos) que surgem na parede do intestino grosso. Não se sabe exatamente porque os divertículos se formam, mas são mais comuns em adultos com mais de 40 anos. Uma das teorias é que dietas pobres em fibras contribuem para o seu desenvolvimento, pois seguindo uma dieta escassa em fibras faz com que as fezes fiquem duras causando constipação intestinal. Com um esforço maior para evacuar, se forma uma pressão no cólon e nos intestinos, formando os divertículos. O acúmulo de restos de fezes nos divertículos é o causador da inflamação.

Sintomas

Os sintomas da diverticulite costumam incluir dor e/ou sensibilidade geralmente na parte inferior esquerda do abdômen, febre e, às vezes, náuseas e vômitos, inchaço ou gases, calafrios e falta de apetite. Pessoas que têm divertículos, mas não possuem inflamação não costumam ter sintomas. Nesses casos, podem ser identificados através de um exame de rotina, como a colonoscopia.

Tratamento

O tratamento para a diverticulite deve ser orientado e personalizado de acordo com a intensidade dos sintomas e causa da inflamação. Em casos mais simples, mudanças no estilo de vida, principalmente na dieta, podem resolver o problema. Em outros casos, pode ser recomendado o uso de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios para aliviar os sintomas, e em casos mais graves pode-se recorrer a antibióticos ou cirurgia.

*Esse artigo tem apenas a intenção de informar, procure sempre orientação de um médico de confiança.

Atendimento

Agende sua visita
Close and go back to page