Doenças psicossomáticas: o que são, sintomas e tratamento
Doenças psicossomáticas são desordens emocionais ou psiquiátricas que afetam também o funcionamento dos órgãos do corpo. Esses desajustes provocam múltiplas queixas físicas, e que podem surgir em diferentes partes do corpo. Normalmente, os sintomas que resultam de doenças psicossomáticas não são explicados por nenhuma outra doença ou alteração física e/ou orgânica. Por isso, uma pessoa que sofre desse mal pode fazer vários exames e se consultar com vários médicos sem nunca conseguir identificar uma causa. As doenças psicossomáticas estão relacionadas ao descontrole das emoções, sentimentos e ao modo de pensar. As emoções incontroláveis e os pensamentos negativos desencadeiam desequilíbrios mentais que, consequentemente, sobrecarregam as funções orgânicas e atrapalham o funcionamento do corpo.
Sintomas
A listagem e manifestação dos sintomas podem ser complexos, pois cada pessoa pode manifestar fisicamente as suas alterações emocionais em diferentes órgãos, porém, os sintomas mais comuns, são: dor e queimação no estômago, sensação de enjoo, diarréia, prisão de ventre, irritação constantes na garganta e amígdalas, falta de ar, contraturas e dores musculares, dor no peito, palpitações, arritmias, sensação de dor ou dificuldade para urinar, coceira e ardência na pele, diminuição do desejo sexual, alterações do ciclo menstrual, crises de dor de cabeça, enxaqueca, alterações da visão, do equilíbrio, da sensibilidade e da motricidade, podendo simular doenças neurológicas.
Tratamento
O tratamento para estas doenças pode envolver o uso de medicamentos para amenizar alguns dos sintomas, no entanto, é importante o acompanhamento de um psicólogo ou psiquiatra durante todo o tratamento e após a melhora também, evitando assim que o problema retorne. Exercício físico como caminhada, corrida, yoga ou pilates também podem ajudar a promover o bem-estar.
*Esse artigo tem apenas a intenção de informar, procure sempre orientação de um médico de confiança.