Endometriose: o que é, sintomas, tipos e tratamentos

O endométrio é uma mucosa que reveste a parede interna do útero, sensível às alterações do ciclo menstrual, e onde o óvulo depois de fertilizado se implanta. Endometriose é uma doença inflamatória provocada por células do endométrio que, em vez de serem expelidas durante a menstruação, se movimentam no sentido oposto e caem nos ovários ou na cavidade abdominal, onde voltam a multiplicar-se e a sangrar. A causa da endometriose, ainda é desconhecida.

Sintomas

O principal sintoma da endometriose é uma dor localizada na região inferior do abdômen e na região pélvica. A dor costuma ser muito intensa, chegando a impedir que as mulheres realizem as suas atividades cotidianos de forma natural. Outros sintomas de endometriose incluem:
– sangramentos intestinais e urinários durante a menstruação;
– sangramento menstrual intenso e irregular;
– dor intensa em relações sexuais;
– fadiga e cansaço;
– infertilidade ou dificuldade maior para engravidar.

Tratamento

A endometriose é uma doença crônica que regride espontaneamente com a menopausa, em razão da queda na produção dos hormônios femininos e fim das menstruações. Para as mulheres jovens, o tratamento depende dos sintomas, dos planos para gravidez e da idade, assim, como a fase que se encontra a doença. Em geral, os medicamentos anti-inflamatórios são administrados para aliviar a dor. Quando a mulher já teve os filhos que desejava, a remoção dos ovários e do útero pode ser uma alternativa como tratamento.

*Esse artigo tem apenas a intenção de informar, procure sempre orientação de um médico de confiança.

Atendimento

Agende sua visita
Close and go back to page