Enfisema Pulmonar: O que é, causas, sintomas e tratamento

Enfisema Pulmonar, também conhecido como DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica), é uma das patologias respiratórias mais comuns. Essa condição é caracterizada pela perda de elasticidade dos pulmões, geralmente devido à exposição constante a poluentes ou ao tabaco. As estruturas alteradas pelo enfisema pulmonar são os alvéolos pulmonares (estruturas responsáveis pelas trocas gasosas entre o meio ambiente e o organismo). Esse processo de perda da elasticidade pulmonar ocorre gradualmente e, por isso, na maioria dos casos os sintomas demoram a ser notados.

Sintomas

Os sintomas mais frequentes são: chiado no peito, tosse seca ou com expectoração de escarro e falta de ar que vai se agravando na medida em que a doença avança. A tosse e a expectoração de escarro são geralmente piores logo quando a pessoa se levanta da cama pela manhã, porém podem persistir durante todo o dia. Já a falta de ar é o sintoma mais comum e piora gradualmente. Nas fases iniciais, a falta de ar surge somente quando a pessoa faz esforços intensos e, à medida que a doença piora, pode surgir até durante os momentos de repouso.

Tratamento

O enfisema pulmonar não tem cura, porém os sintomas podem ser tratados para garantir a qualidade de vida do paciente. No caso dos fumantes, se deve abandonar o cigarro o quanto antes, apenas com essa mudança o paciente já sente uma melhora significativa. Além das mudanças de hábitos, as mudanças na alimentação fazem parte do tratamento, pois uma alimentação saudável e uma nutrição adequada é fundamental para a recuperação. Há também alguns medicamentos que ajudam a aumentar a capacidade pulmonar e a aliviar os sintomas. Cada paciente tem uma particularidade e deve ser avaliado para determinar o melhor tratamento no seu caso.

 

*Esse artigo tem apenas a intenção de informar, procure sempre orientação de um médico de confiança.

Atendimento

Agende sua visita
Close and go back to page