Entenda a Anorexia Nervosa
Simone Nery
Psicóloga clínica
CRP 06/143779
A motivação implícita do comportamento não sadio de indivíduos com anorexia nervosa é o medo de perder o autocontrole, ganhar peso e engordar onde a pessoa é conduzida por uma necessidade intensa de autocontrole, e qualquer ganho de peso é considerável um fracasso inaceitável. Na verdade, a preocupação aumenta cada vez que o peso diminui, pois, o peso e a forma corporal são distorcidas nesses indivíduos.
A perda de peso é obtida, principalmente, da redução praticamente total do consumo alimentar apesar de sentirem fome, excluem de sua dieta não somente alimentos altamente calóricos mas utilizam de métodos adicionais como a indução de vômitos, diuréticos laxantes e às vezes praticam intensos exercícios físicos.
Muitos adolescentes crescem mais vulneráveis às influências dos padrões estéticos atuais socialmente adotados e em função dessa pressão, sentem que não se encaixam nesses padrões.
Preocupações com as roupas, forma física, excesso de publicações e tratamentos estéticos são questões relevantes.
A forma corporal é distorcida nesses indivíduos que se preocupam com partes do corpo como nádegas, braços e principalmente barriga que são percebidas como "muito gordas" frente ao espelho, e apesar de alguns indivíduos com esse transtorno reconhecerem-se magros, negam as implicações que a desnutrição causa ao seu corpo.
A aparência física é parte importante do que somos, para nós mesmos como para os outros, e essa percepção corporal dá-se de forma gradativa e contínua desde o nascimento até o final da adolescência e a forma como sentimos e reagimos frente a percepção de nossos atributos físicos é o que influencia na caracterização de nossa personalidade.
Apesar cessação da menstruação não ser criteriosa, o diagnóstico ainda é observado e a diminuição da massa óssea são anomalias comuns em pacientes com anorexia nervosa Hipotensão, AVC, também são sequelas, mas por si só não causam morte, porém, são seguidos de sérias consequências psicológicas, sociais e metabólicas, podendo comprometer gravemente a saúde da pessoa.
Em tratamento de adolescentes com anorexia nervosa, suplementação nutricional vem em primeiro lugar acompanhado com psicoterapia e acompanhamento médico, pacientes que são diagnosticados e tratados corretamente recuperam a maior parte ou todo o peso perdido, sem qualquer complicação endócrina e outras complicações são revertidas.
O que fazer em caso de suspeita?
A anorexia não é só coisa de garotas, está aumentando o número de homens que sofrem com ela, os pais devem ficar muito atentos diante do aparecimento de quaisquer dos sinais de alerta dos transtornos alimentares detectando mudanças preocupantes.
Sinais de Alerta
Preocupação excessiva com a perda de peso mesmo que a pessoa seja magra.
Alterações nos hábitos alimentares.
Medo exagerado de engordar
Recusa por comer em público
Adoção de dietas muito restritivas.
Prática de esportes de forma compulsiva.
Personalidade muito perfeccionista
Baixa autoestima
Perda de peso inexplicável
Pode ocorrer ausência ou redução da menstruação nas adolescentes (por mais de três ciclos consecutivos)
Esse artigo não tem a intenção de diagnóstico, somente informação.