Entenda o que é Diabetes, causas e tratamentos

Diabetes é uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio produzido pelo pâncreas e, cuja função é quebrar as moléculas de glicose, transformando-as em energia, com o propósito de aproveitamento por todas as células. Os 2 tipos mais comuns são o diabetes tipo 1 e o diabetes tipo 2, mas existem também os tipos insipidus e gestacional. O diagnóstico é determinado quando através do exame de sangue comum.

Tipos mais comuns de diabetes

Diabetes tipo 1: Ocorre quando o sistema imunológico ataca equivocadamente as células beta. Logo, pouca ou nenhuma insulina é liberada para o corpo. Esse tipo de diabetes aparece geralmente na infância ou adolescência.
Diabetes tipo 2: Ocorre quando o corpo não aproveita adequadamente a insulina produzida. A causa do diabetes tipo 2 está diretamente relacionado ao sobrepeso, sedentarismo, triglicerídeos elevados, hipertensão e hábitos alimentares inadequados.
Diabetes gestacional: Ocorre temporariamente durante a gravidez. Na gestação há um aumento na produção de insulina para permitir o desenvolvimento do bebê. O aumento excessivo de peso da gestante é também outro fator.

Sintomas

Os principais sintomas do diabetes são:

  • sede, fome e cansaço em excesso;
  • perda de peso rápida e involuntária;
  • hálito modificado;
  • visão embaçada;
  • vontade de urinar várias vezes ao dia.

Tratamento

O tratamento de diabetes varia de acordo com o tipo da doença e histórico de cada paciente. Em comum todos tem como objetivo controlar a glicose presente no sangue do paciente evitando que apresenta picos ou quedas ao longo do dia. O tratamento do diabetes geralmente não é complexo, mas exige que o paciente tenha disciplina e comprometimento.

*Esse artigo tem apenas a intenção de informar, procure sempre orientação de um médico de confiança.

Atendimento

Agende sua visita
Close and go back to page