Esquizofrenia: o que é, sintomas e tratamento

A esquizofrenia é uma doença mental crônica e incapacitante, geralmente se manifesta na adolescência ou início da idade adulta, entre 20 e 30 anos de idade. Desconhece-se qual seja exatamente a causa da esquizofrenia, mas estudos sugerem uma combinação de fatores hereditários e ambientais. Entretanto, ela é fundamentalmente um problema biológico (que envolve alterações no cérebro) embora determinados fatores externos, como eventos estressantes de grande porte ou o abuso de substâncias, possam vir a desencadeá-la.

Sintomas

Os sintomas na esquizofrenia são divididos entre produtivos e negativos. No início da doença surgem primeiro os negativos, que são caracterizados por apatia e falta da capacidade de ter uma vida normal. O indivíduo pára de cuidar da própria higiene pessoal, aparenta não sentir emoções e nem estar ligado à realidade. A pessoa fica com o olhar perdido, como se estivesse no ‘mundo da lua’. Em seguida, podem aparecer os sintomas produtivos, principalmente caracterizados por delírios, alucinações, pensamentos desorganizados expressos através da fala e comportamento motor anormal. É comum os pacientes com esquizofrenias ouvirem vozes, acreditarem que estão sendo perseguidos e que há um complô contra eles. Uma característica bem forte da esquizofrenia é o paciente não perceber a falta de lógica no que está vivenciando e não acreditar em nenhum argumento que o tente explicar que o que ele está sentindo não é real.

Tratamento

Esquizofrenia não tem cura e requer tratamento durante toda a vida, mesmo após o desaparecimento de sintomas. O tratamento com medicamentos e terapia psicossocial podem ajudar a controlar a doença. Durante os períodos de crise ou tempos de agravamento dos sintomas, a hospitalização pode ser necessária para garantir a segurança, alimentação adequada, sono adequado e higiene básica do paciente.

*Esse artigo tem apenas a intenção de informar, procure sempre orientação de um médico de confiança.

Atendimento

Agende sua visita
Close and go back to page