Estomatite: sintomas, tratamentos e causas

Estomatite é um termo genérico para qualquer inflamação da mucosa da boca. A estomatite pode ser causada por infecção local, doença sistêmica, irritantes físicos ou químicos, ou reação alérgica. A estomatite é mais comum em crianças do que em adultos, além de ocorrer com mais facilidade durante as estações frias do ano.

Sintomas

Os sintomas incluem inchaço e vermelhidão no interior da boca ou feridas dolorosas que podem dificultar a alimentação. Além dos sintomas locais, outros sintomas costumam ser comuns, como: febre, dor de cabeça, irritabilidade e falta de apetite. Todos esses sintomas podem durar até 15 dias, mas o período crítico ocorre no final da primeira semana.

Tratamento

O diagnóstico leva em conta a aparência e a localização das lesões e os sintomas relatados. O tratamento é voltado para o alívio da dor e recuperação da função oral, com uso de medicamentos e recomendação de se ingerir bastante água e dar preferência a alimentos mais macios, e evitar alimentos salgados ou ácidos. Em geral, o problema se resolve em poucos dias.

*Esse artigo tem apenas a intenção de informar, procure sempre orientação de um médico de confiança.

Atendimento

Agende sua visita
Close and go back to page