Faringite: o que é, causas, sintomas e tratamento

A faringite é um tipo de inflamação que afeta a faringe. Faringe é uma estrutura do corpo humano localizada acima da garganta, responsável por conectar a boca e o nariz ao resto do sistema digestivo e respiratório do nosso corpo. Essa inflamação pode ser causada por bactérias ou vírus (sendo a última opção a mais comum) e há mais casos no inverno, por ser a época em que o ar fica seco e as pessoas se aglomeram em locais fechados, facilitando a entrada de vírus e bactérias pelas vias aéreas.

Sintomas

O principal sintoma da faringite é a dor na garganta e dificuldade para engolir,ou seja, sintomas comuns a outras inflamações na região da garganta, no entanto podem surgir outros sintomas que auxiliam no diagnóstico, como por exemplo:

- Vermelhidão e inchaço na garganta;
-Sensação de garganta seca;
-Febre;
-Cefaleia;
-Mal estar geral;
-Indisposição;
-Rouquidão.

Tratamento

O tratamento medicamentoso da faringite varia de acordo com os sintomas e a causa, ou seja, se viral ou bacteriana. Em ambos os casos é recomendado repousar e descansar a voz, além de aumentar a ingestão de líquidos e manter-se hidratado. Durante o tratamento o incômodo na garganta pode ser aliviado com pastilhas e própolis.

*Esse artigo tem apenas a intenção de informar, procure sempre orientação de um médico de confiança.

Atendimento

Agende sua visita
Close and go back to page