Fascite plantar: o que é, sintomas e tratamento

Fascite plantar é um processo inflamatório ou degenerativo que afeta a fáscia plantar, cuja, trata-se de um tecido conjuntivo que liga a musculatura da sola do pé com os ossos, se estende do calcanhar até o peito do pé e permite que a gente ande, caminhe e corra. As causas da fascite plantar ainda são desconhecidas, porém, pode estar relacionada a longas caminhadas e/ou corridas, ao uso de sapatos muito duros e/ou de baixa qualidade, além de poder também ter relação com o sobrepeso em alguns pacientes.

Sintomas

A dor na sola do pé é o principal indicativo do problema. Ela pode acometer o calcanhar de forma intensa ao pisar no chão após acordar ou ter ficado sentado por muito tempo. Outros sintomas que podemos destacar:

- inchaço nos pés;
- vermelhidão nos pés;
- rigidez nos pés;
- sensação de queimação na sola dos pés;
- sensação de “areia” ao pressionar o local onde se encontra a fáscia.

Tratamento

O tratamento da fascite plantar é feito por meio do uso de medicamentos que combatem a inflamação, buscando aliviar a dor e habilitar o paciente para assumir suas atividades. O tratamento também inclui repouso, aplicação de gelo no local, uso de palmilhas ortopédicas e sessões de fisioterapia.
*Esse artigo tem apenas a intenção de informar, procure sempre orientação de um médico de confiança.

Atendimento

Agende sua visita
Close and go back to page