Febre: Conheça suas e causas e saiba quais cuidados devemos ter

Febre é o aumento temporário da temperatura do corpo. Não considerada uma doença, a febre é um mecanismo de resposta do organismo a alguma anomalia, muitas vezes devido a doenças infecciosas. A temperatura do corpo humano é controlada por uma área do cérebro chamada, hipotálamo, que age como um termostato, ajustado em manter os órgãos internos entre 36,7º à 37,1 °C, aproximadamente. Quando o organismo é agredido por um agente externo ou por uma doença e isso acarreta perda de calor, o termostato pode elevar a temperatura, entre dois ou três graus acima dos valores habituais, o que caracteriza a febre.

Como confirmar a febre?

A temperatura corpórea pode variar por diversos fatores, como ambiente, clima da região ou, no caso das mulheres, durante o ciclo menstrual e no primeiro trimestre da gravidez. A temperatura é considerada elevada quando é superior aos 37,5 °C, conforme medida com um termômetro axilar. Sintomas que podem acompanhar o quadro febril, são: frio, sudorese, fraqueza, indisposição, boca seca, dor muscular e de cabeça, dentre outros.

Tratamento

A febre é apenas um sintoma e pode estar associada a diversas causas, de modo que o tratamento está associado à doença de base e pode variar de acordo com o diagnóstico estabelecido pelo médico. Por isso, somente um especialista capacitado pode dizer qual o tratamento e medicamento mais indicado para cada caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento.

*Esse artigo tem apenas a intenção de informar, procure sempre orientação de um médico de confiança.

Atendimento

Agende sua visita
Close and go back to page