Fibromialgia, entenda mais sobre essa doença silenciosa

Fibromialgia, conhecida popularmente como fibro, é uma síndrome de causas ainda desconhecidas, na qual a pessoa tem como principal sintoma dores no corpo todo durante longos períodos, atacando principalmente áreas de articulações e tecidos moles (como músculos e tendões). A dor da fibromialgia pode ser intensa e incapacitante. Silenciosa, a fibromialgia não detectável em exames laboratoriais, não provoca inflamações nem deformidades físicas.

Sintomas

Os principais sintomas da fibromialgia são:
● Dor persistente e sensibilidade que se espalham pelo corpo todo, principalmente pelo crânio, tórax e coluna vertebral;
● Rigidez corporal;
● Fadiga (Sono fragmentado e sono não-restaurador);
● Dificuldades cognitivas;
● Ansiedade e/ou depressão;
● Comprometimento das atividades diárias.

Diagnóstico

Considerado por muitos um desafio, o diagnóstico da fibromialgia é difícil devido a doença não aparecer em radiografia, exame de sangue ou outro teste laboratorial. Muitas vezes, a doença é confundida com tendinite, quando as dores acontecem nos ombros, coluna cervical e joelhos. O diagnóstico é geralmente realizado por exclusão e segue alguns critérios técnicos, como duração da dor, presença de pontos dolorosos na musculatura, genética e alterações no sono.

Tratamento

O tratamento exige cuidados multidisciplinares. Exercícios e atividades físicas são grandes aliados do tratamento, tanto que se exercitar é uma das principais recomendações médica para o tratamento da condição. Também pode ser recomendado o uso de analgésicos e anti-inflamatórios associados a antidepressivos tricíclicos, acompanhamento psicológico e terapias complementares como massagem a acupuntura.

*Esse artigo tem apenas a intenção de informar, procure sempre orientação de um médico de confiança.

Atendimento

Agende sua visita
Close and go back to page