Flebite: O que é, causas, sintomas e tratamento
A flebite ou tromboflebite consiste na formação de um coágulo sanguíneo no interior de uma veia, impedindo o fluxo de sangue. Ela pode ocorrer em qualquer veia do corpo mas afeta principalmente as veias varicosas das pernas. As causas mais frequentes das flebites são traumatismos ou contaminações bacterianas devido às injeções intravenosas de medicamentos e/ou de drogas. Flebite é considerada uma urgência médica, pois pode trazer complicações como trombose venosa profunda ou embolia pulmonar, por exemplo. A flebite é considerada uma doença benigna e autolimitada, que ocorre com certa frequência e acomete mais mulheres do que homens.
Sintomas
A flebite sempre provoca os sinais de uma inflamação aguda: rubor, calor, dor e edema. A febre pode ou não ocorrer, mas geralmente não é muito alta. Dormência no membro afetado, formação de um cordão fibroso palpável ao longo do trajeto do vaso e endurecimento das veias acometidas pelo processo inflamatório são outros sintomas comuns.
Tratamento
É comum que a flebite desapareça espontaneamente dentro de poucos dias, mas somente se o paciente ficar de repouso com pernas e braços elevados e/ou com uso de meias elásticas de compressão, sendo este último um recurso importante para estimular a circulação do sangue. Há casos, porém, em que essas medidas de suporte terapêutico não bastam e se faz necessário recorrer aos medicamentos para alívio dos sintomas. Em alguns quadros clínicos pode ser preciso realizar uma cirurgia para ligadura da área afetada e retirada de coágulos.
*Esse artigo tem apenas a intenção de informar, procure sempre orientação de um médico de confiança.