Fobia social: o que é, sintomas, causas e tratamento

A fobia social, também chamada de transtorno de ansiedade social, é um transtorno psicológico no qual a pessoa apresenta medo excessivos diante de situações cotidianas que envolvem o contato com outras pessoas, evitando assim interações sociais ao máximo. Geralmente, quem possui fobia social age dessa forma, porque acredita que está sendo analisada o tempo inteiro e julgada pelas suas palavras, comportamento e atitudes. O transtorno pode começar na infância, arrastar-se pela adolescência e atingir a vida adulta. Quanto mais cedo for enfrentado, melhores serão os resultados e menos sofrimento trará para seus portadores.

Sintomas

Os sintomas de fobia social vão além do desconforto de se expor ou falar com outras pessoas. Os sinais do distúrbio incluem medo e ansiedade acentuados e paralisantes, que afetam diretamente na qualidade de vida da pessoa, comprometendo sua rotina diária, o desempenho no trabalho, na escola e em outras atividades. Podem acompanhar a esses sinais, palpitações; sudorese; náuseas e tremores.

Tratamento

O tratamento da fobia social é feito por um psiquiatra ou por um psicólogo. Assim como a maioria dos outros transtornos mentais, a fobia social, pode também ser tratada através da psicoterapia, prescrição de medicamentos e/ou também pela união dos dois métodos.

Atendimento

Agende sua visita
Close and go back to page