Gastrite: como prevenir e tratar?

Gastrite é a inflamação aguda ou crônica da mucosa que reveste as paredes internas do estômago. Essa alteração pode ser provocada por diferentes motivos. Normalmente, a doença surge devido a fatores externos como má alimentação, ingestão de bebidas alcoólicas em excesso, estresse, tabagismo e até mesmo devido ao uso excessivo ou indiscriminado de medicamentos. Além desses fatores, a gastrite pode ser causada por uma bactéria que se instala no estômago e desequilibra o PH gástrico.

Sintomas:

Os principais sintomas da gastrite são: dor na “boca do estomago” que se irradia para outras regiões do corpo, náuseas, vômitos, perda de apetite, queimação, assim como a presença de sangue nas fezes e no vômito.

Diagnostico

O diagnóstico é obtido através do histórico do paciente (com investigação do uso de medicações e hábitos de vida), exame físico realizado pelo médico, solicitação de exames de sangue e endoscopia com biópsia da mucosa gástrica.

Tratamento

A gastrite tem tratamento, mas é preciso segui-lo à risca, pois o desconforto tende a voltar. Há casos em que a doença pode ser crônica e pode evoluir para algo mais grave, como câncer de estômago, por exemplo. Daí a importância de um acompanhamento médico adequado. O tratamento do problema, seja causado pela bactéria ou por outros fatores, é feito por medicamentos que ajudam a recuperar a proteção natural do estômago, além de ser recomendado que o paciente adote uma alimentação saudável - com menos gordura e açúcar - e pratique exercícios físicos para ajudar a amenizar o estresse do dia a dia.

*Esse artigo tem apenas a intenção de informar, procure sempre orientação de um médico de confiança.

Atendimento

Agende sua visita
Close and go back to page