Gota: o que é, sintomas e tratamentos

A gota é uma doença inflamatória que acomete sobretudo nas articulações e, ocorre quando a taxa de ácido úrico no sangue está em níveis acima do normal (hiperuricemia). Geralmente ela se desenvolve em homens de meia-idade e em mulheres após a menstruação, apesar de ser muito mais frequente para eles. A gota é rara em jovens, e geralmente é muito mais grave em pessoas que desenvolvem a doença antes dos 30 anos.

Sintomas

As primeiras crises costumam afetar somente uma articulação, na maioria dos casos. Em geral, a inflamação começa com um inchaço abrupto do dedão do pé, acompanhado de uma forte dor concentrada. A pele da região fica avermelhada, brilhante e quente. Com a frequência das crises, outras articulações podem ser atingidas, como as do dorso dos pés, dos tornozelos, dos joelhos, dos punhos, das mãos, dos cotovelos e dos ombros.

Tratamento

Não há cura definitiva para a gota, uma vez que na maioria dos casos acontece devido a falhas na eliminação ou na produção do ácido úrico. Como ambas as causas são genéticas, o tratamento não é definitivo. Costuma-se indicar dieta e medicamentos para diminuir a taxa de ácido úrico no sangue e, consequentemente, evitar as crises de gota. É necessário também evitar os fatores desencadeantes ou que propiciam a formação de ácido úrico, além de um aumento na ingestão de líquidos para otimizar a taxa de fluxo urinário.

*Esse artigo tem apenas a intenção de informar, procure sempre orientação de um médico de confiança.

Atendimento

Agende sua visita
Close and go back to page