Hemofilia: sintomas, tratamentos e causas
A hemofilia é um distúrbio geralmente hereditário que afeta a coagulação do sangue podendo levar a um sangramento sem controle, que pode ser ocasionado até espontaneamente ou por um pequeno trauma. Toda vez que uma pessoa sofre um corte, seu corpo passa a sangrar por alguns períodos, até que os componentes do sangue, como as plaquetas e certos tipos de proteína, entram em ação e barram a saída do sangue. Para ajudar a parar essa perda de sangue é preciso lavar a região e esperar alguns minutos para perceber que o fluxo de sangue parou. O hemofílico é incapaz de produzir certas proteínas do sangue, cuja maior responsabilidade é justamente entrar em ação para impedir o sangramento prolongado em cortes e machucados.
Causas
A hemofilia é causada por diversas anomalias genéticas diferentes. Essa doença afeta mais comumente os homens, sendo que uma mãe que tenha o gene da hemofilia pode não apresentar seus sintomas, passando adiante somente para alguns dos filhos homens.
Tratamento
A hemofilia não tem cura, mas o paciente hemofílico pode receber aplicações das proteínas que não estão presentes em seu sangue como forma de ajudar na coagulação, o tratamento deve ser orientado pelo hematologista. Para que o tratamento seja completo o paciente deve fazer exames regularmente e jamais utilizar medicamentos que não sejam recomendados pelos médicos. Quanto mais precoce for o início do tratamento, menores serão as sequelas que deixarão os sangramentos.
*Esse artigo tem apenas a intenção de informar, procure sempre orientação de um médico de confiança.