Hipercifose: causas, sintomas e tratamento

A cifose é um termo que serve para designar o desvio da coluna que faz com que as costas fiquem em posição de "corcunda" e, em alguns casos, pode fazer com que a pessoa apresente o pescoço, ombros e cabeça muito inclinados para frente. Cifose é apenas a descrição de um tipo de curvatura, não é doença, mas quando é demasiadamente acentuada, aí sim, estamos diante de uma patologia que é chamada de hipercifose. A hipercifose tende a piorar com a idade quando nenhum tratamento é realizado, por isso é comum que a pessoa apresente progressão dos sintomas.

Sintomas

Além da curvatura na coluna que causa o aparecimento de uma "corcunda" a hipercifose também pode causar outros sintomas como:

-Dor nas costas, especialmente na parte superior da coluna;
-Tensão muscular;
-Dificuldade para manter corpo reto;
-Diminuição da mobilidade da coluna;
-Dificuldade para respirar;
-Fraqueza ou formigamento nos braços e pernas.

Tratamento

O tratamento da hipercifose deve ser direcionado de acordo com a sua gravidade, sendo necessário para isso, a realização de exames para verificar o grau de alteração da curvatura da coluna. Em conjunto ao tratamento, geralmente é indicado mudanças de hábitos, como exercícios posturais e de alongamento, fisioterapia e controle do peso.

*Esse artigo tem apenas a intenção de informar, procure sempre orientação de um médico de confiança.

Atendimento

Agende sua visita
Close and go back to page