Hipertensão arterial: causas, sintomas e tratamento

Hipertensão arterial, conhecido comumente como pressão alta é uma doença caracterizada pelo aumento da força do sangue contra as artérias (vasos sanguíneos) o que dificulta a sua circulação. Sua origem normalmente é multifatorial, podemos citar como os mais relevantes os fatores genéticos (quando os pais são hipertensos), o sedentarismo (falta de atividade física), a obesidade e o aumento da ingestão de sal na dieta, dentre outros. A hipertensão pode acometer a todos, desde crianças a idosos.

Sintomas

Hipertensão arterial é uma doença traiçoeira, só provoca sintomas em fases muito avançadas ou quando a pressão arterial aumenta de forma abrupta e exagerada. Dentre os sintomas mais comuns, podemos destacar, dores e desconforto no peito, dor de cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, cansaço, dificuldades para respirar, visão embaçada e sangramento nasal.

Tratamento

O tratamento para hipertensão é geralmente realizado com o uso de medicamentos e mudanças nos hábitos de vida e alimentares. O uso de medicamentos, embora não curem a hipertensão, trazem para o paciente mais conforto e melhora na qualidade de vida. A maioria das pessoas com hipertensão precisa manter o tratamento por toda a vida.

*Esse artigo tem apenas a intenção de informar, procure sempre orientação de um médico de confiança.

Atendimento

Agende sua visita
Close and go back to page