Hipocondria: causas, sintomas e tratamentos
Hipocondria é um transtorno psicológico onde a pessoa apresenta um medo excessivo e não realista de ter alguma condição de saúde que nunca foi diagnosticada e que pode ameaçar sua vida. Os pacientes que desenvolvem o transtorno tendem a interpretar sintomas e incômodos comuns como sinais de algo grave, degenerativo ou potencialmente fatal. Não se sabe ao certo porque algumas pessoas desenvolvem a hipocondria, porém este transtorno costuma surgir com mais frequência após um período de grande estresse ou após a morte de uma pessoa próxima.
Sintomas
Uma pessoa com hipocondria costuma apresentar os seguintes comportamentos:
- Ter um medo intenso ou ansiedade prolongada de ter uma doença grave;
-Necessidade de consultar muitas vezes o médico e/ou fazer exames com frequência; -Evitar obsessivamente ambientes ou situações que podem trazer riscos à saúde ou de contrair uma doença grave;
-Checar frequentemente o corpo em busca de problemas;
-Checar frequentemente os sinais vitais, como pulsação ou pressão arterial;
-Acreditar ter uma doença só de ler ou ouvir sobre ela.
Tratamento
O tratamento da hipocondria é geralmente feito com um psicólogo ou um psiquiatra. Nesses casos não se fala em cura, mas sim em remissão dos sintomas, já que o transtorno pode voltar a se manifestar em outros momentos da vida do paciente, principalmente quando desencadeado por outros transtornos, como depressão e ansiedade. Em alguns casos, medicamentos podem ajudar, como os antidepressivos, ansiolíticos e calmantes. Esses sempre prescritos e acompanhados por seu médico.
*Esse artigo tem apenas a intenção de informar, procure sempre orientação de um médico de confiança.