Hipocondria: causas, sintomas e tratamentos

Hipocondria é um transtorno psicológico onde a pessoa apresenta um medo excessivo e não realista de ter alguma condição de saúde que nunca foi diagnosticada e que pode ameaçar sua vida. Os pacientes que desenvolvem o transtorno tendem a interpretar sintomas e incômodos comuns como sinais de algo grave, degenerativo ou potencialmente fatal. Não se sabe ao certo porque algumas pessoas desenvolvem a hipocondria, porém este transtorno costuma surgir com mais frequência após um período de grande estresse ou após a morte de uma pessoa próxima.

Sintomas

Uma pessoa com hipocondria costuma apresentar os seguintes comportamentos:

- Ter um medo intenso ou ansiedade prolongada de ter uma doença grave;

-Necessidade de consultar muitas vezes o médico e/ou fazer exames com frequência; -Evitar obsessivamente ambientes ou situações que podem trazer riscos à saúde ou de contrair uma doença grave;

-Checar frequentemente o corpo em busca de problemas;

-Checar frequentemente os sinais vitais, como pulsação ou pressão arterial;

-Acreditar ter uma doença só de ler ou ouvir sobre ela.

Tratamento

O tratamento da hipocondria é geralmente feito com um psicólogo ou um psiquiatra. Nesses casos não se fala em cura, mas sim em remissão dos sintomas, já que o transtorno pode voltar a se manifestar em outros momentos da vida do paciente, principalmente quando desencadeado por outros transtornos, como depressão e ansiedade. Em alguns casos, medicamentos podem ajudar, como os antidepressivos, ansiolíticos e calmantes. Esses sempre prescritos e acompanhados por seu médico.

*Esse artigo tem apenas a intenção de informar, procure sempre orientação de um médico de confiança.

Atendimento

Agende sua visita
Close and go back to page