Impetigo – causas, sintomas e tratamento

O impetigo é uma infecção bacteriana comum que atinge as camadas superficiais da pele. É uma doença contagiosa que surge com mais frequência nos meses quentes de verão e acomete preferencialmente crianças entre 2 e 5 anos, apesar de também pode surgir em adultos. As bactérias que causam o impetigo podem viver em nossa pele sem nos causar nenhum dano, entretanto, através de uma queda no sistema de defesa do organismo, uma pequena ferida, um corte ou até mesmo uma picada de mosquito, elas podem alcançar camadas internas da pele e provocar infecção. A contaminação também pode ocorrer com contato direto com itens compartilhados como roupas, lençóis, toalhas e até mesmo brinquedos.

Sintomas

A pele da área afetada apresenta feridas com secreção amarelada e crostas. Estas lesões costumam surgir sobre regiões nas quais havia algum tipo de lesão antes, como uma picada de inseto, esfolado ou coceira. Elas se espalham com relativa rapidez por diferentes locais do corpo. Pode haver coceira e, em alguns casos, até formação de bolhas (impetigo bolhoso).

Tratamento

Os antibióticos são a principal forma de tratamento do impetigo. Eles podem ser aplicados diretamente nas feridas por meio de creme ou pomada, ou também podem ser ministrados oralmente, em doses pré-definidas pelo seu médico. O tratamento deve começar tão logo após o diagnóstico da doença ou, no máximo, 48 horas depois do aparecimento dos primeiros sintomas para evitar complicações. Os cuidados com a higiene pessoal e com a área infectada, somados ao tratamento medicamentoso, além de acelerar o processo de cura, são medidas fundamentais para reduzir os casos de contágio e possíveis recidivas da doença. Os cuidados com a higiene pessoal e com a área infectada, somados ao tratamento medicamentoso, além de acelerar o processo de cura, são medidas fundamentais para reduzir os casos de contágio e possíveis recidivas da doença.

*Esse artigo tem apenas a intenção de informar, procure sempre orientação de um médico de confiança.

Atendimento

Agende sua visita
Close and go back to page