Intolerância à lactose: sintomas e tratamentos

Intolerância à lactose, também conhecida como deficiência de lactase, é o nome que se dá à incapacidade parcial ou completa de digerir o açúcar encontrado no leite e em outros produtos lácteos. É importante reforçar que existe uma diferença entre alergia ao leite e intolerância à lactose. A alergia é uma reação imunológica adversa às proteínas do leite, que se manifesta após a ingestão de uma porção de leite ou derivados. Já a intolerância à lactose é um distúrbio digestivo.

Sintomas

Os principais sintomas recorrentes da intolerância à lactose são: dor no abdômen, arroto, diarreia, gordura nas fezes, inchaço, indigestão, náusea, dores de estômago ou flatulência, ou seja, os sintomas se concentram geralmente no sistema digestório e nota-se uma melhora significativa apenas com a interrupção do consumo de produtos lácteos.

Tratamento

A intolerância à lactose não é uma doença, e sim uma carência do organismo que pode ser controlada com dieta. Geralmente o primeiro passo é suspender a ingestão de leite e derivados da dieta a fim de promover o alívio dos sintomas. Outra forma de evitar os sintomas é utilizar suplementos com lactose e leite, esse tipo de medicamento modificado com baixo teor de lactose é útil para manter o aporte de cálcio, quando a quantidade de leite ingerido for insuficiente.

*Esse artigo tem apenas a intenção de informar, procure sempre orientação de um médico de confiança.

Atendimento

Agende sua visita
Close and go back to page