Labirintite: Causas, Diagnósticos e Tratamentos

Labirintite é o nome popular que se dá a qualquer quadro aflitivo em que há tontura, acompanhada de náusea e vômito. Porém, nem toda vertigem é labirintite e existem diferentes doenças do labirinto e com isso, ocasionalmente a palavra "labirintite" acaba sendo utilizada de forma equivocada. O termo generalizado se dá, pois o labirinto é o órgão que fica na parte interna do ouvido e é responsável por receber, codificar e transmitir informações para o cérebro sobre os sons e os deslocamentos do corpo.

Sintomas

Os principais sintomas da labirintite são sensações anormais de movimento, tonturas e desmaios associados ou não a náuseas, vômitos, alterações gastrointestinais, diminuição ou perda de audição, zumbidos ou até mesmo desequilíbrio.

Tratamento

O tratamento da labirintite sempre dependerá do seu diagnóstico. Este, pode ser feito com medicamentos, reabilitação vestibular ou até mesmo procedimentos cirúrgicos. Recomendações em adotar hábitos saudáveis de vida, praticando atividade física, seguindo uma dieta equilibrada para controlar os níveis de colesterol, triglicérides e glicemia são partes do tratamento e buscam prevenir a doença.

*Esse artigo tem apenas a intenção de informar, procure sempre orientação de um médico de confiança.

Atendimento

Agende sua visita
Close and go back to page