Lipedema: o que é, causas, sintomas e tratamento

O lipedema é uma doença progressiva caracterizada pelo acúmulo anormal de gordura em regiões específicas do corpo, como pernas, braços, joelhos e coxas, fazendo assim uma desproporção simétrica no corpo. Muito mais comum em mulheres, a lipedema tem suas causas ainda desconhecidas, embora suspeite-se do fator genético. Outras possíveis causas de lipedema incluem metabólico, inflamatório e envolvimento hormonal. O lipedema causa dor e desconforto ao toque e à pressão, em estágios avançados da doença, até mesmo o uso de roupas apertadas pode ser doloroso.

Sintomas

O principal sintoma de lipedema é o acúmulo de gordura nas pernas, glúteos e tornozelos, de forma simétrica, e que piora ao ficar em pé. Outros sintomas comuns incluem:

● Sensação de peso nas pernas;
● Hematomas com facilidade;
● Sensibilidade ao toque;
● Perda da elasticidade da pele;
● Sensação de pele fria.

Sintomas variam de acordo com cada pessoa, e nem todas possuem todos os sintomas, por isso se fazem necessários exames e acompanhamento de um especialista para melhor diagnóstico.

Tratamento

O lipedema não tem cura e, por isso, o tratamento tem como objetivo aliviar os sintomas, garantir a mobilidade e diminuir o risco de haver aumento da gordura acumulada relacionada com hábitos de vida pouco saudáveis. O tratamento envolve mudanças na alimentação, exercícios de baixo impacto, uso de meia compressora, drenagem linfática e interrupção de terapias hormonais, quando possível.

*Esse artigo tem apenas a intenção de informar, procure sempre orientação de um médico de confiança.

Atendimento

Agende sua visita
Close and go back to page