Lúpus: Conheça as causas, sintomas, tratamento e prevenção

Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES), conhecido popularmente por apenas Lúpus, é uma doença inflamatória autoimune, ou seja, a doença faz com que o sistema imunológico produza anticorpos em excesso sem um motivo aparente, causando assim danos na pele ou nos órgãos internos (rim, pulmão, coração, cérebro e articulações). As causas do lúpus ainda são desconhecidas, mas sabe-se que fatores genéticos, hormonais e ambientais contribuem para seu desenvolvimento.

Sintomas

Os sintomas do lúpus pode se manifestar de diversas formas, variando de acordo com o órgão afetado, e isso, às vezes, retarda seu diagnóstico. Alguns dos sintomas iniciais mais frequentes são: inflamação das articulações, mal-estar, cansaço, dor de cabeça, febre, emagrecimento involuntário, diminuição do número de células do sangue e alterações na pele. Geralmente, o diagnóstico depende de exames laboratoriais.

Tratamento

Embora não haja cura para o lúpus, os tratamentos atuais procuram melhorar a qualidade de vida pelo controle dos sintomas e pela diminuição das crises. Isso começa com modificações no estilo de vida, incluindo dieta e proteção contra o sol. Outras medidas de controle da doença incluem medicamentos, como anti-inflamatórios e esteroides.

*Esse artigo tem apenas a intenção de informar, procure sempre orientação de um médico de confiança.

Atendimento

Agende sua visita
Close and go back to page