Mastite: o que é, sintomas e tratamento

A mastite é a inflamação aguda dos tecidos da mama, que pode vir ou não acompanhada de uma infecção bacteriana. A condição se instala geralmente quando existe um acúmulo de leite retido nos ductos lactíferos até o seio lactífero. O bloqueio de um ou mais ductos lactíferos pode impedir o fluxo natural do leite, criando assim, um ambiente propício para a proliferação de agentes infecciosos. A mastite costuma ocorrer nas primeiras semanas do pós-parto, mas pode aparecer em qualquer fase.

Sintomas

A paciente com mastite tem dor local associado ao aumento de temperatura na s mamas em questão, e vermelhidão da pele. Esses sintomas podem surgir repentinamente e em alguns casos virem acompanhados de febre alta, calafrios, sensibilidade ao toque, mal-estar, aumento do volume mamário e cansaço extremo.

Tratamento

O tratamento da mastite deve ser realizado com o uso de medicamentos prescritos pelo médico. Geralmente são utilizados analgésicos para combater as dores e antibióticos caso exista infecção. Nos casos onde a mastite surge devido à amamentação, é ainda aconselhado que a mulher mantenha o processo de amamentação, já que ajuda na recuperação da inflamação.

*Esse artigo tem apenas a intenção de informar, procure sempre orientação de um médico de confiança.

Atendimento

Agende sua visita
Close and go back to page