Meningite: conheça as causas e saiba como tratar

A meningite é uma inflamação das meninges, que são três membranas que envolvem e protegem o encéfalo, a medula espinhal e outras partes do sistema nervoso central. A meningite pode ser causada por vírus ou por bactéria.Em raras exceções a meningite podem ser provocada por fungos ou pelo bacilo de Koch, causador da tuberculose. A doença é contagiosa e transmitida de uma pessoa a outra através de via oral como tosse e espirro, ou por contato como mãos sujas; no caso de alguns vírus, isto é, vias fecal-oral, oral-oral, respiratória.

Sintomas

Os sintomas da meningite viral se assemelham aos das gripes e resfriados. A doença acomete principalmente as crianças, que têm febre, dor de cabeça, um pouco de rigidez na nuca, inapetência e irritação. Já as bacterianas são mais graves e devem ser tratadas imediatamente. Os principais sintomas são, febre alta, mal-estar, vômitos, dores fortes na cabeça e pescoço, dificuldade para encostar o queixo no peito e, às vezes, manchas vermelhas espalhadas pelo corpo.

Diagnóstico

É de suma importância procurar atendimento médico o mais rápido possível em caso de suspeita de meningite, o diagnóstico e tratamento precoce aumentam as chances de cura. Se houver suspeita de meningite bacteriana, é fundamental introduzir os medicamentos adequados antes mesmo de saírem os resultados do exame laboratorial devido a seus altos riscos. Para o diagnóstico é necessário realizar o exame do líquor, líquido que envolve o sistema nervoso e exame de sangue, para identificar o tipo do agente infeccioso envolvido.

Prevenção

A meningite é uma síndrome que pode ser causada por diferentes agentes infecciosos. Existem alguns cuidados gerais que ajudam a se prevenir da doença, tais como:

● Evitar aglomerações;
● Manter os ambientes ventilados;
● Manter a higiene ambiental;
● Seguir o calendário de vacinação.

Tratamento

O tratamento da meningite bacteriana é feito com antibióticos aplicados na veia. Importante relembrar que o tratamento da meningite bacteriana deve ser introduzido em caráter de urgência, pois a doença pode ser letal ou deixar graves sequelas. Já, a meningite viral, não existe tratamento específico, assim como outras enfermidades causadas por vírus. Os medicamentos antitérmicos e analgésicos são úteis para aliviar os sintomas. Meningites causadas por fungos ou pelo bacilo da tuberculose exigem tratamento prolongado à base de antibióticos e quimioterápicos por via oral ou endovenosa.

*Esse artigo tem apenas a intenção de informar, procure sempre orientação de um médico de confiança.

Atendimento

Agende sua visita
Close and go back to page