Mioma: o que é, causas e tratamento

O mioma uterino é um tumor benigno do útero que consiste no crescimento exagerado das células do miométrio (parede do útero). As principais causas para o aparecimento desta doença do útero são os fatores genéticos (hereditário), fatores hormonais e de crescimento. Os miomas têm tamanhos variados e, em muitas vezes, não provocam sintomas e assim não são percebidos pelas mulheres, sendo descobertos apenas durante exames ginecológicos de rotina.

Sintomas

O sintoma mais frequente do mioma uterino é a alteração da menstruação, tornando-a abundante e mais duradoura. Outros sintomas comuns são:

- Dor abdominal e cólicas na região do útero;
- Dor lombar;
- ação de pressão na barriga;
- Aumento da vontade de urinar ou incontinência urinária;
- Prisão de ventre;
- Dor durante a relação sexual;
- Dificuldade para engravidar.

Tratamento

O tratamento pode ser medicamentoso ou através de cirurgia. As possíveis intervenções cirúrgicas são: miomectomia, que consiste na retirada somente do mioma, ou histerectomia, que trata-se da retirada de todo o útero. O tratamento a ser escolhido depende da quantidade, do tamanho e da localização dos miomas. São também fatores de decisão, os sintomas associados à idade da mulher e o seu desejo de engravidar no futuro.

*Esse artigo tem apenas a intenção de informar, procure sempre orientação de um médico de confiança.

Atendimento

Agende sua visita
Close and go back to page