Novembro Azul: mês mundial de combate ao câncer de próstata

Novembro Azul é um movimento de conscientização sobre o câncer de próstata. Esse movimento começou em 2003, na Austrália, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, celebrado no dia 17 de novembro. O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens e também o maior causador de mortes na população masculina.

O que é próstata?

A próstata é uma glândula que faz parte do aparelho reprodutor masculino, localizada abaixo da bexiga. Sua principal função é a produção do esperma. O câncer de próstata acontece devido ao desordenamento na multiplicação de suas células.

Sintomas

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, os tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Por isso a importância do exame preventivo. Na fase avançada, os sintomas são:
• dor óssea;
• dores ao urinar;
• vontade de urinar com frequência;
• presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

Entre os fatores de risco estão:
● Histórico de câncer de próstata na família (pai e irmãos);
● Alimentação inadequada;
● Sedentarismo.

Prevenção e tratamento

A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos. O tratamento depende da fase em que é diagnosticado, o médico poderá indicar radioterapia, cirurgia ou tratamento hormonal, mas a escolha do tratamento mais adequado deve ser individualizada.

*Esse artigo tem apenas a intenção de informar, procure sempre orientação de um médico de confiança.

Atendimento

Agende sua visita
Close and go back to page