O que é a insônia?
A insônia é definida como uma experiência de sono inadequado ou de qualidade limitada, apesar de existir uma oportunidade e condições adequadas para dormir, com prejuízo para o funcionamento social, ocupacional e de outras atividades diurnas.
É caracterizada por uma dificuldade em iniciar o sono (insônia inicial), ou manter o sono (insônia intermédia), acordar muito cedo (insônia terminal) ou, ainda, pela sensação de o sono não ter sido reparador (dormir, mas acordar cansado).
Quanto à duração, a insônia pode ser aguda (duração inferior a quatro semanas) ou crónica (duração superior a quatro semanas) com os sintomas ocorrendo pelo menos em três noites por semana.
Causas da insônia
As causas da insônia dependem do tipo de insônia que acomete a pessoa. A insônia de curto prazo pode ser causada por estresse, um evento perturbador ou traumático, ou alterações nos hábitos de sono. Já a insônia crônica dura pelo menos três meses e é geralmente secundária a outro problema ou uma combinação de problemas, incluindo:
• Condições médicas que dificultam o sono, como artrite ou dor nas costas;
• Questões psicológicas, como ansiedade ou depressão;
• Uso de remédios ou outras substâncias.
Genética pode ser um dos motivos
Um estudo conduzido pela Universidade Livre de Amsterdã, mostrou que quem não consegue dormir pode possuir alguns genes específicos. Sete genes, para ser mais exato. São alterações genéticas que se manifestam principalmente na hora em que o DNA é copiado para fazer RNA – esses, por sua vez, produz as proteínas que regulam todo o metabolismo do nosso corpo. Ou seja, pode haver uma alteração química real no cérebro dos que passam a noite acordados.
Conheça também algumas dicas simples para ter uma boa noite de sono:
• Estabeleça uma rotina de sono: procure deitar e levantar sempre no mesmo horário
• Evite aparelhos eletrônicos: ficar no celular, computador ou assistir televisão antes de dormir não são recomendados.
• Nada de nicotina, cafeína e álcool.
• Pratique exercícios: exercitando-se de 20 a 30 minutos por dia, fará com que você gaste energia e, consequentemente o seu corpo precisará descansar à noite.
• Se possível, procure dormir em um ambiente com temperatura adequada, longe de barulho ou distrações.
• Relaxe antes de dormir: um banho, uma leitura agradável ou beber um chá quente são opções que facilitam na hora de descansar e ter uma longa e tranquila noite de sono.
* Esse artigo não tem a intenção de diagnóstico, somente informação.