O que é e como identificar a Dermatite Atópica

Dermatite atópica é um é uma inflamação crônica da pele. A dermatite atópica é bastante comum em bebês, mas pode também se estender durante a vida adulta, esse problema faz com que a pele não consiga se manter hidratada, impedindo a barreira cutânea de ficar íntegra, causando muita coceira e ressecamento. É um dos tipos mais comuns de alergia, ainda não se conhecem as possíveis causas da dermatite atópica, mas há evidências de que predisposição genética e histórico familiar de atopias influenciam o aparecimento da enfermidade.

Sintomas

A dermatite atópica é caracterizada, principalmente, pelo surgimento de pele muito seca com coceira (que piora com a transpiração) frequentes que levam a lesões. Ardência, lesões vermelhas com bolhas e manchas brancas, são também sintomas comuns. O diagnóstico leva em consideração esses sintomas, localização das lesões, histórico familiar e a associação com outras atopias.

Tratamento

O objetivo do tratamento da dermatite atópica visa o controle da coceira, a redução da inflamação da pele e a prevenção das recorrências. Para tanto, é importante tomar banhos rápidos, não muito quentes, com pouca aplicação de sabonete e passar cremes hidratantes. Caso o problema não normalize, se faz necessário a consulta com um médico para a indicação de medicação vira oral.

*Esse artigo tem apenas a intenção de informar, procure sempre orientação de um médico de confiança.

Atendimento

Agende sua visita
Close and go back to page