Os problemas de saúde que atingem as grandes cidades

A vida corrida, violenta e estressante faz com que a população que vive nas grandes metrópoles seja a principal vítima das chamadas “doenças modernas”. Síndrome do pânico, depressão, ansiedade, estresse e distúrbios alimentares são os principais distúrbios modernos. As doenças podem atingir qualquer faixa etária, raça ou classe social, ou seja, qualquer um pode ser o alvo.
Muitas pessoas confinadas, em lugares como escritórios, ônibus ou escolas, facilitam a transmissão de viroses, entre elas a gripe. A poluição do ar causada pelo uso intenso de veículos movidos a combustíveis fósseis, além de hábitos como o cigarro, afetam diretamente a saúde.

Poluição, a doença que respiramos

As doenças causadas pela poluição estão entre os males que mais acometem as pessoas no Brasil e no mundo. Estima-se que mais de 90% da população mundial tem contato direto com a poluição, estudos indicam que 8,8 milhões de mortes precoces ocorrem a cada ano - o dobro de estimativas anteriores.
As doenças causadas pela poluição são inúmeras, mas podemos apontar algumas delas como sendo as mais comuns. Itens como poeira, pelos de animais, fumaça, odores e perfumes funcionam como agentes alérgicos, ou seja, potencializam essas condições.

Poluição sonora: Um problema muitas vezes ignorado

A poluição sonora é considerada um dos principais problemas de poluição na área ambiental. Cada vez mais os estudos neste campo demonstram a percepção e aumento das reclamações de que a poluição sonora é uma das formas graves de agressão ao meio ambiente, no qual o ser humano está inserido.

Prevenção é a palavra chave

Para lidar com o estresse e outros problemas ocasionados pela vida na cidade grande a melhor saída é fazer exercícios físicos. Além da serotonina, as atividades físicas, quando feitas de forma adequada, sem excessos, também estimulam a produção de endorfina, um analgésico natural do corpo. Isso tudo reduz o nível de cortisol no sangue. Busque sempre manter uma alimentação balanceada, procure evitar alimentos industrializados, tome muita água (dois litros por dia) e coma a cada três horas também.

HREF: https://www.theguardian.com/environment/ng-interactive/2019/may/17/air-pollution-may-be-damaging-every-organ-and-cell-in-the-body-finds-global-review

*Esse artigo tem apenas a intenção de informar, procure sempre orientação de um médico de confiança

Atendimento

Agende sua visita
Close and go back to page